- Estudo CBDermis da Unila investiga o uso da Cannabis sativa no tratamento da psoríase, avaliando eficácia e segurança das vias tópica e oral.
- Duração de 120 dias, divididos em duas fases — primeiro com uso isolado (creme ou óleo) e depois com combinação dos dois.
- Projeto coordenado pelo Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica, com apoio do CEM e da Associação Santa Cannabis.
- Inscrições abertas até 31 de outubro para pessoas de 18 a 65 anos com psoríase leve a moderada, em tratamento estável há pelo menos três meses.
Por que este estudo é importante
Além de verificar a redução de sintomas como inflamação, prurido e descamação, o CBDermis vai avaliar a segurança das formulações, explorar mecanismos de ação e medir o impacto no bem-estar psicológico — um aspecto frequentemente afetado pela psoríase.
Segundo a Unila, o CBDermis é o primeiro estudo no Brasil — e também o primeiro no mundo — a testar de forma simultânea as vias tópica e oral de Cannabis sativa para psoríase, comparando os efeitos de cada via e, depois, a combinação das duas.
Como o estudo será conduzido
- Duração: 120 dias, divididos em dois períodos de 60 dias.
- Fase 1 (60 dias): voluntários em dois grupos — creme tópico ou óleo oral (proporção CBD:THC:CBG = 1:1:1).
- Fase 2 (60 dias): todos os participantes recebem tópico + oral.
- Acompanhamento: consultas a cada 30 dias, com registros fotográficos das lesões e questionários de qualidade de vida.
- Equipe: condução pela mestranda Emanuelly Krefta; orientação do professor de Medicina Fernando Santos; avaliações clínicas com o dermatologista Charles Nedel (CEM).
Quem pode participar
As inscrições estão abertas para pessoas com psoríase vulgar leve a moderada, entre 18 e 65 anos, que estejam em tratamento estável há pelo menos três meses.
Estão excluídos pacientes com outras doenças dermatológicas inflamatórias ativas, cardiopatias graves, doenças hepáticas ou renais, histórico de psicose ou epilepsia, além de gestantes e lactantes. Serão selecionados 40 participantes.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de outubro pelo formulário on-line disponível no site oficial da Unila
Também é possível realizar a inscrição pelo WhatsApp (45) 99827-8472.
Para mais informações e atualizações, acesse a nota oficial da Unila.

Agende sua consulta
Agende sua primeira consulta na Click por apenas R$50 e converse com nossos médicos especialistas hoje mesmo.





